segunda-feira, abril 23, 2007

Cegos ganham dicionário lido gratuito

Nova Escola OnLine

19 abril de 2.007

Iniciativa inédita da Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, oferece às pessoas com deficiência visual o conteúdo lido do dicionário Michaellis da Língua Portuguesa


Meire Cavalcante


Se as pessoas com deficiência visual tivessem em casa um dicionário inteiro em braile, teriam que reservar um espaço bem generoso na estante. Por causa da grande quantidade de páginas, o livrão seria algo caro e incômodo de usar. Por isso, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, transcreveu o conteúdo do Michaellis - Dicionário Prático da Língua Portuguesa, com 36 mil verbetes, para o formato LIDA (Livro Digital Acessível). O LIDA é uma ferramenta exclusiva e inédita, desenvolvida pela entidade, que permite ao usuário navegar pelo livro digitalizado.

Para disponibilizar os textos nesse formato, os livros foram criptografados, ou seja, necessitam de senha para que possam ser acessados. Para obter gratuitamente uma cópia do dicionário, a pessoa cega deve se cadastrar na Fundação Dorina Nowill por e-mail. Com o CD e a senha pessoal, o livro pode ser acessado de qualquer computador com placa e caixa de som. A leitura é feita por meio de um sistema de voz digital que emite em áudio as palavras escritas. Além do dicionário, a Fundação prevê o lançamento de uma coleção de 300 títulos na área do Direito. "Vamos atender às necessidades do estudantes universitários. Temos essa lista de 300 obras, mas se algum estudante entrar em contato, priorizamos a necessidade dele", afirma Edgar Pinto Ferreira Filho, idealizador do projeto e diretor de tecnologia da Fundação.

Quer saber mais?

Se você tem deficiência visual e gostaria de receber o dicionário em formato LIDA, escreva um e-mail para a Fundação Dorina Nowill.

Internet

Visite o site da Fundação Dorina Nowill para Cegos e conheça outros serviços e iniciativas da entidade.

Nenhum comentário:

Postagens populares