quinta-feira, maio 14, 2009

LIBRAS: a língua que se vê

A videoconferência abre o projeto piloto Língua Brasileira de Sinais, idioma por meio do qual o surdo se expressa e compreende uma mensagem com facilidade. A ação atende às necessidades educacionais específicas dos alunos surdos matriculados na rede pública estadual.

Depois da breve apresentação dos professores e do intérprete, a primeira aula começa com a palavra NOME em alfabeto manual. Outros sinais como AULA, ALUNO, PROFESSOR, APRENDER, ENSINAR, LÍNGUA PORTUGUESA e INGLÊS também são demonstrados.

A segunda videoconferência do curso, realizada em 06 de maio, retoma o aprendizado da aula anterior (realizada em 29 de abril/09) e segue com os sinais: ONDE?, EM CIMA, EMBAIXO, LADO ESQUERDO, LADO DIREITO, NÚMEROS DE 1 A 20, QUANTOS?, TELEFONE, NÚMERO, CASA, PRÉDIO, APARTAMENTO, PLACA DO CARRO, E-MAIL.
Nome das disciplinas: MATEMÁTICA, HISTÓRIA, QUÍMICA, FILOSOFIA, PORTUGUÊS, BIOLOGIA.

Material escolar: (CANETA, LIVRO, MOCHILA, CADERNO, BORRACHA, LÁPIS, LÁPIS DE COR, COMPUTADOR, APOSTILA, PAPEL, COLA, APONTADOR, PASTA, RÉGUA, TESOURA, ESTOJO). TER, NÃO TER, EMPRESTAR.
Sala de aula: (MESA, CADEIRA, PORTA, JANELA, LUZ, PERSIANA, LOUSA, INTERRUPTOR). POR FAVOR, ABRIR, FECHAR.
1 a 10 (números em duas formas diferentes).

Participam da videoconferência Generosa Monteiro Ferraz, profissional responsável pelo projeto LIBRAS – EAD, com a equipe de apoio: Daniel Sá Roriz Fonteles, Mariângela Carvalho Dezotti, Matheus Bueno Valle Machado.

A transmissão é destinada à capacitação de professores que atuam com alunos surdos, direta ou indiretamente, além de participantes convidados, da comunidade local.

Para assistir a 1ª aula - Introdução, clique aqui

Para assistir a 2ª aula - Introdução, clique aqui

Curso de introdução à LIBRAS O curso de introdução à LIBRAS apresenta a língua de uso corrente da comunidade surda. A aquisição, uso e difusão da LIBRAS promovem o acesso a uma comunicação efetiva.


FONTE:

REDE DO SABER - Noticias

Nenhum comentário:

Postagens populares