segunda-feira, junho 01, 2009

Estudantes com deficiência aprendem a andar em transporte coletivo

Treinamento ensina a pedir ajuda e se localizar dentro do ônibus.
Alunos dizem sofrer com falta de sensibilidade de passageiros e motoristas.

Do G1, em São Paulo

Estudantes com deficiências sensoriais, da Escola José Álvares de Azevedo, no Pará, participaram, nesta semana, de um treinamento especial para aprenderem técnicas motoras para andar no transporte coletivo. De acordo com a Agência Pará de Notícias, entre as dicas estão como pedir ajuda na parada, falar com o cobrador e o motorista e se acomodar na frente do veículo.

Uma parceria com a empresa de transporte Rio Guamá permitiu que um ônibus fosse levado até a escola para o treinamento. "Conhecer o interior do ônibus parado é importante para eles se familiarizarem e ganharem confiança quando ficarem sozinhos", afirmou o professor João Luis Silva, um dos coordenadores do projeto.

O treinamento explicou passo a passo o trajeto que deve ser feito pelos estudantes na hora de pegar o transporte: localizar a porta do ônibus, seguindo linha-guia ou aceitando ajuda; perguntar o nome da linha; localizar o poste vertical ou corrimão próximo aos assentos; apresentar a carteirinha; verificar se há assento livre; solicitar ajuda para o ponto de descida e usar a bengala para encontrar o piso, o meio-fio e a calçada.

Ainda segundo a Agência, alguns estudantes consideram que o maior problema na utilização do transporte público é a falta de sensibilidade dos passageiros e de alguns motoristas e cobradores. A Unidade de Educação Especializada é vinculada à Coordenação de Educação Especial (Cooes) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e tem cerca de 360 alunos matriculados. As aulas ocorrem no período complementar ao horário de ensino regular e oferecem atenção especializada a cada nível de deficiência.


Nenhum comentário:

Postagens populares