sábado, agosto 01, 2009

Audiobook



Num passado recente era muito comum uma pessoa dizer a outra: “Acabei de ler um livro muito bom!”. Hoje a frase poderia ser outra: “Acabei de ouvir um livro fantástico!”

Caso alguém lhe diga algo assim, não pense que entendeu errado ou que a pessoa está de brincadeira. Ela estará provavelmente se referindo a um audiobook ou audiolivro.

Pensado inicialmente para atender os deficientes visuais, o audiobook é a gravação do conteúdo de um livro lido em voz alta. Para ter acesso a esta modalidade de transmissão de informação temos ao nosso dispor desde a antiga fita K-7 (praticamente em desuso) até os modernos aparelhos de MP3, além, é claro, do Ipod e do CD. O mais comum hoje é o material digitalizado e convertido em arquivos de áudio mais populares, como o MP3 e o WMA, que podem ter distribuição gratuita ou paga.

As versões pagas contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda efeitos sonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a monotonia na escuta. Já os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público, copyleft ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários, gratuitamente. O audiolivro é ideal para pessoas que querem ler, mas não possuem tempo para tal atividade.

O audiobook tornou-se uma tendência mundo afora e tem sido cada vez mais procurado por diferentes grupos de pessoas interessados em aumentar sua cultura.

De acordo com especialistas, no Brasil o audiobook sobre literatura, história e filosofia é o que tem maior procura. Há que se ressaltar que o cresimento do audiobook em nosso país se dá principalmente entre jovens que buscam formas alternativas de aproveitar seu tempo. Eles costumam ouvir principalmente gravações de assuntos ligados ao vestibular. Outros produtos em formato de áudio-livro que se destacam são de auto-ajuda e de religião.

Com relação à distribuição, vamos indicar abaixo links com acesso a obras de domínio público (gratuitos):

Projeto Gutemberg – Aqui você tem acesso a um material interessante em várias línguas, incluindo a nossa.
Clique Aqui”

Portal Domínio Público – Conta com um acervo de mais de 20 mil obras de distribuição gratuita, colocados à disposição dos usuários numa biblioteca virtual onde se destacam: as obras de Machado de Assis, as poesias de Fernando Pessoa e literatura infantil. Estão lá ainda: Artur Azevedo, Casimiro de Abreu, Olavo Bilac, Gil Vicente, Machado de Assis, Luís Vaz de Camões, José Maria Eça de Queirós, Aluísio Azevedo, William Shakespeare, José de Alencar, Euclides da Cunha, Antônio Gonçalves Dias, Gregório de Matos. Clique Aqui”

BibVirt (Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa) – Trata-se de uma iniciativa da USP que está, desde 1997, “disponibilizando gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares.” Os interessados encontrarão na BibVirt, entre outras, as seguintes obras da literatura brasileira:

O Alienista (Machado de Assis)
Dom Casmurro (Machado de Assis)
Espumas Flutuantes (Castro Alves)
Inocência (Raul Poméia)
Iracema (José de Alencar)
O Ateneu (Raul Pompéia)
O Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)
Clique Aqui”


ACESSA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postagens populares