sábado, agosto 22, 2009

Escolas já podem fazer solicitação on-line de Atendimento Educacional Especializado para 2010

As escolas estaduais de Minas Gerais já podem fazer a solicitação de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para 2010 on-line no Sistema de Gestão em Projetos Educacionais (Sigespe). As escolas que tiverem alunos com necessidades educacionais especiais e que necessitarem da modalidade da educação especial como apoio e/ou complementação deverão solicitar à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de sua circunscrição o login e a senha para cadastrar a "solicitação de AEE" no Sigespe. O preenchimento de todos dados solicitados é obrigatório para que a SRE receba e analise, automaticamente, a solicitação.

 Incluir - O Projeto Incluir da Secretaria de Estado de Educação (SEE) cria um padrão de acessibilidade para toda a rede pública, por meio da construção ou adaptação das instalações físicas das escolas para permitir o acesso dos alunos, e da capacitação de profissionais para o bom atendimento nas escolas. Participam 893 escolas estaduais, atendendo cerca de 580 mil alunos.

 Sigespe - O Sigespe é o sistema que contribui para otimizar o monitoramento dos recursos necessários para a realização de projetos educacionais, além de promover a inclusão digital. O sistema tem como objetivos otimizar a articulação em rede do sistema de ensino, aprimorar a gestão de recursos, centralizar e disponibilizar informações, melhorar a qualidade dos processos, auxiliar o processo de tomada de decisão, detectar e antecipar demandas, promover a inclusão digital, contribuir para a melhoria do ensino e monitorar e acompanhar o uso de equipamentos.

De 2005 a 2008, foram investidos cerca de R$ 7 milhões em capacitação e acessibilidade tecnológica. Até 2011, serão investidos R$ 17,4 milhões no total. Atualmente, todos os prédios escolares construídos ou reformados obedecem aos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os critérios são a garantia do acesso adequado e digno dos alunos com deficiência a todos os espaços de uso comum das escolas como sanitários, refeitórios, bibliotecas, auditórios, pátio, quadras e outros, e, pelo menos, parte das salas de aula.

Em 2004, a SEE elaborou e distribuiu para todas as escolas estaduais e municipais de Minas Gerais a cartilha Cuidando da Acessibilidade em Prédios Escolares. A publicação orienta e motiva adaptações no espaço físico das escolas para facilitar o acesso de alunos com dificuldades de locomoção.

Portal da Educação MG

Nenhum comentário:

Postagens populares