sexta-feira, março 18, 2011

Capacitação de profissionais na área da educação especial motiva reunião em Minas

75 profissionais de diversas regiões do Estado discutiram melhoria nos cursos de capacitação

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Diretoria de Educação Especial, promoveu durante esta semana uma reunião com a rede de profissionais que ministram cursos de capacitação de educação especializada aos professores da rede pública de Minas Gerais. O encontro, que terminou nesta quinta, reuniu 75 profissionais, que capacitam educadores nas áreas de deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, deficiência física e transtornos globais do desenvolvimento.

A reunião teve por objetivo discutir assuntos relacionados às capacitações, como o aperfeiçoamento dos cursos existentes e a implementação do curso para professores que atuam nas salas de recursos. Essas salas oferecem um tipo de atendimento especializado, fora do horário de aula, no qual o professor desenvolve um plano de trabalho conforme a necessidade do aluno. A rede estadual de ensino tem hoje cerca de 12 mil alunos que necessitam de atendimento especializado. A SEE investe em torno de R$ 1 milhão, por ano, na capacitação especializada desses profissionais e, desde 2005, já foram capacitados 6.500 educadores.

A Diretora de Educação Especial, Ana Regina de Carvalho, ressalta a importância dos cursos para os profissionais da educação especializada. “A cada ano a rede de formação especializada de professores aprimora seu trabalho a partir das experiências e das novas ações oportunizadas pela SEE. Anualmente, as equipes se reúnem para discutirem os conteúdos programáticos, elaborar cronogramas de capacitação e aprimorar a metodologia de trabalho”.

Sandra Freitas de Souza faz parte do grupo que ministra cursos para professores que trabalham com alunos com deficiência intelectual, o curso tem duração de 120 horas e é dividido em três módulos de 40 horas.  Para a profissional, que já trabalha com educação especial há quase trinta anos, ensinar professores a lidarem com alunos especiais é uma função de extrema valia. “O curso é importante para que professores da escola comum adquiram conhecimentos para exercer um trabalho produtivo com os alunos que possuem algum tipo de deficiência. No curso eles descobrem como trabalhar esse aluno”.

A reunião técnica e as capacitações são resultantes do aumento da demanda de capacitação dos professores para a adequação das escolas frente às diretrizes da educação inclusiva. “A equipe vem aumentando com a chegada de profissionais da rede estadual que se motivam nessa iniciativa acreditando que a educação inclusiva é possível”, é o que afirma a Diretora de Educação Especial, Ana Regina de Carvalho. Participaram do encontro representantes das Superintendências Regionais de Ensino de Uberaba, Montes Claros, Patos de Minas, Governador Valadares, Divinópolis, Belo Horizonte, Uberlândia e Três Corações.

Secretaria de Estado de Educação MG 

Nenhum comentário:

Postagens populares