quinta-feira, abril 28, 2011

Teste detecta autismo em bebês de até um ano

Na Veja:

Com apenas 24 perguntas que podem ser respondidas em cinco minutos, o teste ainda não está disponível para uso clínico

Ainda não disponível para uso clínico, um teste com 24 perguntas que pode ser respondido em cerca de cinco minutos consegue detectar sinais de autismo em crianças com até um ano de idade. A conclusão é de um estudo da Universidade da Califórnia, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O novo exame é considerado o primeiro passo para permitir o início precoce do tratamento, o que pode levar a uma melhora nos sintomas do transtorno.
O teste foi aplicado por 137 pediatras em 10.479 bebês durante as consultas nos primeiros doze meses de idade. O questionário, respondido pelos pais, trazia perguntas sobre fala e comunicação, gestos e interação interpessoal. Das crianças triadas, 184 tiveram pontuação baixa e foram encaminhadas para novos testes. Dessas, 32 foram diagnosticadas com autismo.
Um número grande de crianças foi diagnosticada ainda com atraso na linguagem ou com algum outro tipo de problema de desenvolvimento. Segundo a pesquisa, o índice de acerto do teste em detectar precocemente algum tipo de problema é de 75%.

Nenhum comentário:

Postagens populares