segunda-feira, julho 15, 2013

Simplifica - Sistema para simplificação de textos

O Simplifica é um sistema web pertencente ao projeto PorSimples. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar autores de conteúdo à redigir textos simplificados, que possam ser entendidos por um número maior de leitores.

Este sistema trabalha com dois tipos de simplificação, a simplificação sintática (dividindo orações longas ou alterando a estrutura sintática da oração) e a simplificação léxica (destacando palavras complexas ou pouco comuns e oferecendo sinônimos).

O projeto PorSimples

O projeto PorSimples (Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital) propõe o desenvolvimento de uma tecnologia para facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais (AF) e, potencialmente, de pessoas com outras deficiências cognitivas, como afasia e dislexia.

Quanto aos cenários de uso, esta tecnologia proposta inclui a tarefa de simplificar textos principalmente para assistir AFs na leitura de textos eletrônicos produzidos, por exemplo, pelo governo ou por jornais de grande circulação, promovendo assim a inclusão e acessibilidade digital.

O foco é em AFs pois, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais de 2006 do IBGE, o número de pessoas nestas condições alcançava 23,5%, em 2005. Além disso, pode apoiar crianças ou adultos em processo de letramento. A língua dos textos é o português, para a qual, no melhor do nosso conhecimento, não há sistemas de simplificação textual disponíveis.
 
Fonte:
Simplifica
http://nilc.icmc.usp.br/porsimples/simplifica/

Nenhum comentário:

Postagens populares