sábado, abril 05, 2014

SP - Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla


Do dia 07 a 17 de abril estarão abertas as inscrições para o “Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla”, em nível de pós-graduação, destinado a professores de Educação Infantil, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professores de Ensino Fundamental II e Médio e os professores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS). Os interessados deverão ir ao Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) no período indicado acima para preenchimento da ficha de inscrição.

O curso vai ser ministrado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e o seu objetivo é oferecer, aos educadores, referenciais teóricos específicos, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para o pleno atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo, assim, a sua inclusão educacional e social.

Segundo a Diretora do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Renata Garcia, “a realização deste curso surgiu da necessidade de formar recursos humanos para atuarem nos serviços de educação especial na Rede Municipal de Ensino, e ainda de apoiar as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) no trabalho com educandos com deficiência múltipla e surdocegueira”.

Renata ressalta que esta ação está em consonância com a Meta 54 do Plano de Metas do Governo: “Revitalizar os CEFAIS assegurando a formação de professores e o acompanhamento aos alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino”.

Várias instituições de Ensino Superior enviaram propostas para a realização deste curso, porém, de acordo com Renata, “após análise criteriosa das propostas recebidas, a Secretaria Municipal de Educação optou pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, conceituada instituição de ensino que entre 2001 e 2007 realizou através de convênio com o Programa Hilton Perkins e com a Blind School for the Blind, dos EUA, cursos de pós-graduação, latu sensu, reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), para a formação de educadores de pessoas com deficiência múltipla e surdocegueira”.

Requisitos - Aqueles que desejam realizar este curso devem já ter concluído um curso de graduação na área da educação e não possuir curso de pós-graduação na área das deficiências. Eles também devem se comprometer em atuar nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) ou nos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) das Diretorias Regionais de Educação, bem como apoiar a construção de práticas que atendam às necessidades dos educandos com deficiência múltipla e surdocegueira nas EMEBS.

A carga horária do curso é de 450 horas. Ele acontecerá no período de abril deste ano a setembro de 2015, durante os sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, no Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizado na Rua da Consolação, 930, no bairro da Consolação.

Estão sendo oferecidas 150 vagas, distribuídas entre as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da seguinte forma: DRE Butantã: 10 vagas; DRE Campo Limpo: 15; DRE Capela do Socorro: 12; DRE Freguesia do Ó: 12; DRE Guaianases: 11; DRE Ipiranga: 10; DRE Itaquera: 10; DRE Jaçanã-Tremembé: 11; DRE Penha: 10; DRE Pirituba-Jaraguá: 14; DRE Santo Amaro: 12; DRE São Mateus: 12 e DRE São Miguel Paulista: 11.

A Rede Municipal de Ensino atende 2174 educandos com deficiência múltipla em suas Unidades Educacionais.

Confira na íntegra o Comunicado 659.

Fonte:
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite!
H
averá dispensa de ponto, aos sábados letivos? Estamos com esta dúvida. Ninguém sabe nos informar com ficará a nossa situação.

Postagens populares