sábado, junho 23, 2018

PARANÁ - Impressora 3D vai auxiliar na elaboração de materiais para alunos cegos

O Governo do Paraná entregou nessa sexta-feira (22), em Londrina (no Norte do Estado), um kit multimídia ao Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) com impressora 3D que irá auxiliar os professores a elaborar materiais pedagógicos que facilitem o acesso ao currículo escolar a alunos cegos ou com baixa visão. Além da impressora, o CAP recebeu uma câmera digital, fone de ouvido e um tripé.

Com a impressora 3D, os professores que utilizam o centro de apoio pedagógico poderão, por exemplo, reproduzir pinturas clássicas, mapas em alto relevo, quebra-cabeças, além de jogos pedagógicos que vão facilitar o atendimento dos conteúdos curriculares a alunos cegos e com baixa visão matriculados na rede estadual de ensino.

O CAP de Londrina atende alunos matriculados em escolas regulares da rede estadual de ensino de 91 municípios. Somente no município de Londrina são atendidos 50 estudantes cegos ou com baixa visão em 10 salas de recursos.

Além da unidade de Londrina, o Paraná conta com Centros de Apoio Pedagógico em Maringá, Francisco Beltrão, Curitiba e Cascavel, onde os professores elaboram materiais pedagógicos que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos ou com baixa visão. Os Centros de Apoio Pedagógico são resultado da parceria entre o Governo do Estado com o Ministério da Educação (MEC).

NAS ESCOLAS – Os laboratórios de informática das escolas da rede estadual também estão sendo equipados com kits multimídia que fortalecem o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e o uso de novas tecnologias no cotidiano das escolas paranaenses.

A entrega dos materiais é feita pelo programa Conectados 2.0 da Secretaria de Estado da Educação, no qual as escolas escolheram os kits relacionados à própria realidade. O kit multimídia é composto por impressora 3D, filamento (filtro plástico para impressão em 3D), cartão de memória e material de apoio para uso do equipamento.
 
FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postagens populares