segunda-feira, abril 26, 2010

Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão


NOVA ESCOLA Edição 231 Abril 2010:

Alunos com deficiência precisam desenvolver habilidades para participar das aulas. Saiba como esse trabalho deve ser feito no contraturno

Camila Monroe (camila.monroe@abril.com.br). Colaborou Beatriz Santomauro

Os números do último Censo Escolar são o retrato claro de uma nova tendência: a Educação de alunos com deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes regulares. Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados em salas comuns - em 2001, esse índice era de apenas dois em cada dez estudantes. O aumento merece ser comemorado, mas que não esconde um grande desafio: como garantir que, além de frequentar as aulas, crianças e jovens aprendam de verdade?

A tarefa tem naquilo que os especialistas chamam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) um importante aliado. Instituído pelo mesmo documento que em 2008 concebeu as diretrizes para a inclusão escolar, mas regulamentado apenas no fim do ano passado, o AEE ocorre no contraturno nas salas de recursos, ambientes adaptados para auxiliar indivíduos com uma ou mais deficiências
(veja nas fotos que ilustram esta reportagem alguns dos principais equipamentos utilizados em três escolas da capital paulista: EE Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, EMEF João XXIII e EMEI Professor Benedicto Castrucci). Segundo o Censo Escolar, atualmente 27% dos alunos matriculados em classes comuns do ensino regular recebem esse apoio. Se a implantação das 15 mil novas salas prometidas para este ano de fato ocorrer, o atendimento alcançará mais de 50% das matrículas - em números absolutos, cerca de 190 mil estudantes.
Leia a matéria completa

3 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Sou professora de educação especial em Santana de Parnaiba SP,gostaria de saber mais sobre o curso de atendimento educacional especializado.Estou muito interessada em sala de recuso por já estar neste meio,caso você saiba de algum curso á distância por favor me avise!!!
AGRADEÇO SUA ATENÇÃO
NÚBIA

Unknown disse...

Estou há muito tempo procurando um curso do AEE à distância para eu fazer!!!

Anônimo disse...

@jk e nubia,
O Ministério da Educação disponibiliza cursos via e-Proinfo.

Postagens populares