segunda-feira, junho 28, 2010

Encontro no Rio abre debate sobre baixa visão e inclusão

Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 12:18
Rio de Janeiro — O Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação, promoverá em e 2 de julho, no Rio, a 3ª Jornada de Baixa Visão. O encontro reunirá mais de 200 pessoas entre professores, estudantes das áreas de educação e saúde e oftalmologistas.

Organizada pela Coordenação de Baixa Visão do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação do IBC, a jornada abrirá debates sobre procedimentos e recursos específicos que permitam relativa melhora nas atividades escolares e no cotidiano de pessoas com deficiência visual. Médicos e professores do Rio e de São Paulo abordarão temas como educação infantil e a baixa visão; o papel do oftalmologista na inclusão da criança em idade escolar com baixa visão; auxílios ópticos; causas mais frequentes da baixa visão infantil; a informática e a baixa visão, entre outros.

No dia 2, haverá mesa-redonda sobre arte e deficiência visual, com discussão sobre as técnicas teatrais que beneficiam a reabilitação de cegos e sobre a importância da cerâmica como veículo de expressão e objeto de inclusão.

Durante o encontro, será lançado o livro Baixa Visão e Cegueira; os Caminhos para a Reabilitação, Educação e Inclusão, de autoria dos especialistas Marcos Wilson Sampaio, Maria Aparecida Onuki Haddad, Helder Alves da Costa Filho e Mara Olimpia de Campos Siaulys. Os participantes da jornada visitarão a sala de maquetes e monumentos históricos do Rio de Janeiro e a oficina de cerâmica do IBC.

A ficha de inscrição e mais informações estão na página eletrônica do instituto.

Assessoria de Imprensa do IBC
Palavras-chave: baixa visão, jornada, IBC

Nenhum comentário:

Postagens populares