terça-feira, novembro 25, 2014

PR - Aluno cego da EJA faz exame online com tecnologia assistiva

Os alunos cegos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão contar com uma ferramenta a mais para conseguirem a certificação dos estudos do ensino médio ou do fundamental. A Secretaria Estadual da Educação deu início a um projeto piloto que utiliza um programa de leitura de tela para permitir que os estudantes deficientes possam participar de exames online.

PARA TODO O PARANÁ - O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.
 
Também é possível a realização de testes pelo sistema Braille, e que a oferta desta nova ferramenta vai contribuir na avaliação dos alunos. “Não vamos minimizar o Braille, mas simplesmente dar condições às pessoas que ficaram cegas em idade um pouco mais avançada ou com dificuldade de tato terem uma oportunidade a mais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postagens populares