Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 26, 2018

No Dia Nacional do Surdo, Inep anuncia novo formato de disponibilização da videoprova em Libras do Enem

Reforçando sua Política de Acessibilidade e Inclusão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passará a disponibilizar a videoprova em Libras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu portal, assim como ocorre com a prova regular. A ação permitirá que surdos e deficientes auditivos estudem pelas provas anteriores no mesmo formato em que ela é aplicada. A novidade é anunciada nesta quarta-feira, 26 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional dos Surdos.

Atualmente, os vídeos com os enunciados e opções de respostas da videoprova de 2017 podem ser acessados pela playlist Enem em Libras do perfil do Inep no Youtube. Ao ser disponibilizada no próprio Portal do Inep, com uma interface parecida com a utilizada na videoprova de 2017, os participantes surdos poderão se preparar melhor. Com a nova funcionalidade, será possível assistir o vídeo das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar. O novo recurso será disponibilizado ainda em setembro.

Ao longo da história do Enem, o atendimento às diferentes necessidades dos participantes tem sido uma preocupação do Inep. Nesse sentido, em 2017, o Instituto passou a oferecer a videoprova em Libras e levou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” para a redação, promovendo um amplo debate sobre o assunto. Neste ano, lançou o Enem em Libras, que não é apenas uma marca, é um selo que reforça a Política de Acessibilidade e Inclusão. O Enem em Libras marca o esforço para garantir que os editais, provas, cartilha de redação do participante e demais materiais sejam acessíveis. Dessa forma, o Inep reafirma o compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação.

fonte: INEP

Nenhum comentário:

Postagens populares