quarta-feira, setembro 04, 2019

SÃO PAULO - Paula Souza oferece 17 mil vagas para pessoas com deficiência

O Centro Paula Souza (CPS) vai oferecer 17 mil vagas em 61 cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas com deficiência em todo Estado dentro do programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo. Lançada nesta segunda-feira (2) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com outros órgãos do Governo e instituições privadas, a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer educação técnica e empreendedora.

Além de qualificação, o programa vai possibilitar mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico. Também vai apoiar os empregadores na captação de candidatos com deficiência, dar apoio na definição das vagas de trabalho, fazer encaminhamento de candidatos, dar orientação para análise de funções e fazer palestras de sensibilização.

Os serviços estarão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) para quem mora na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo. Os interessados que moram em outros municípios devem recorrer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.

O Trabalho Inclusivo conta ainda com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Hospital das Clínicas e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesp) de São Paulo.

Cultura inclusiva

Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais a inclusão começa no processo seletivo. Já na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequadas. Os professores são constantemente capacitados para atender as necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos seis anos, foram treinados mais de 2 mil funcionários em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina dos demais alunos da instituição, com seus projetos tecnológicos que anualmente são destaques em feiras de ciência de todo o País. Entre as invenções recentes dos estudantes estão aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos. 
 
fonte: CENTRO PAULA SOUZA

Nenhum comentário:

Postagens populares