sábado, abril 01, 2023

ENEM - Versões de edital em Libras e para deficientes visuais disponíveis

Adaptações do edital de isenção da taxa de inscrição 2023 e justificativa de ausência no Enem 2022 já podem ser acessadas. Documento com interface para leitura por síntese de voz é uma novidade desta edição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição 2023 e da justificativa de ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais.

As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. Nesse contexto, o Instituto publica, desde 2013, os editais do Enem em Libras. Os vídeos podem ser acessados no canal da Autarquia no YouTube. 

O edital adaptado para deficientes visuais é uma novidade desta edição. Disponível no portal do Inep, o documento pode ser baixado e lido por meio do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz. 

Isenção e justificativa – o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e justificar a ausência no Enem 2022 vai até 28 de abril. Os interessados devem fazê-lo por meio da Página do Participante.

Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postagens populares