25/11/2008
Estudantes incluídos em turmas regulares farão o mesmo exame que demais alunos da rede pública de ensino do DF
Cerca de 3,8 mil alunos com necessidades especiais incluídos em turmas regulares de escolas públicas do Distrito Federal vão fazer, hoje (26/11), a Avaliação de Rendimento do SIADE – Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino do Distrito Federal.
Eles fazem parte de um total de 186 mil estudantes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos que vão fazer até amanhã provas para verificar a aprendizagem
Estes alunos estão matriculados nas seguintes séries/anos avaliados:
· Ensino Fundamental: 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries (duração de oito anos)
3º, 5º, 7º e 9º anos (duração de nove anos)
· Ensino Médio: 3º ano
· EJA: Final do 1º, 2º e 3º segmentos
A avaliação dos alunos com necessidades especiais incluídos em turmas regulares é uma das inovações do SIADE, o sistema de avaliação da educação básica do DF, criado neste ano. Eles vão responder às mesmas provas que os demais estudantes e terão seu desempenho avaliado assim como os demais.
Geralmente, esses alunos não participam de outras avaliações oficiais, tais como o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica e a Prova Brasil.
“A avaliação é muito importante porque nosso compromisso com a inclusão é que os alunos com necessidades especiais desenvolvam competências curriculares”, afirma o secretário de Educação do Distrito Federal, José Luiz da Silva Valente. “Este é o pré-requisito para a autonomia deles como cidadãos”.
Na rede pública do Distrito Federal, há 7.865 alunos com diversos tipos de necessidades especiais matriculados em turmas regulares, de acordo com os dados preliminares do Censo Escolar de 2008. Estes alunos assistem às aulas com os demais estudantes e têm apoio condizente com a sua necessidade em salas de recurso no contraturno.
Além deles, existem 2.097 alunos que freqüentam classes especiais nas escolas regulares e 3.589 estudantes matriculados nos centros de ensino especial.
Apoio e provas adaptadas
Para responder às provas, estes alunos terão o apoio condizente com as suas necessidades. Os deficientes auditivos contarão com o suporte de intérpretes. Para os alunos com baixa visão, foram impressas provas ampliadas. Os cegos vão fazer as provas
O fato de existirem pessoas auxiliando os alunos com necessidades especiais não significa, contudo, que eles serão favorecidos, alerta Iedes Soares Braga, gerente de Apoio Pedagógico Especial da Diretoria de Ensino Especial da SEDF - Secretaria de Educação do Distrito Federal. “O apoio visa, justamente, dar as condições para eles possam responder às questões de acordo com o que eles realmente sabem”, diz Iedes.
Melhoria da qualidade
Para a gerente, o principal benefício em termos pedagógicos da aplicação da Avaliação de Rendimento do SIADE a alunos com necessidades especiais é o fato de que ela possibilita identificar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados em termos de currículo e do atendimento especializado.
“Vamos identificar os aspectos que podem ser passíveis de intervenção futura”.
Atualmente, continua Iedes, a avaliação se dá no dia-a-dia, é feita pelo professor. Com os resultados da Avaliação de Rendimento do SIADE passará a existir uma avaliação do conjunto, orientando as futuras ações e políticas para os alunos com necessidades especiais.
As provas dos alunos especiais não serão corrigidas junto com as dos demais alunos; elas serão analisadas separadamente. Esta análise vai contemplar a avaliação do desempenho desses alunos e, será feita uma análise qualitativa das respostas dos alunos (ou seja, vai ser avaliado não somente se a resposta está certa ou errada, mas o raciocínio que ele utilizou para responder a pergunta).
Avaliação da oferta
Além da avaliação dos alunos com necessidades especiais incluídos em turmas regulares, o SIADE também abrange uma Avaliação das Condições de Oferta da Educação Especial na rede pública do DF. Isso significa que uma equipe de especialistas vai percorrer uma amostra de Centros de Ensino Especial, salas de recurso e salas especiais selecionados para verificar a infra-estrutura, a metodologia de ensino, dentre outros itens.
Esta avaliação será realizada entre os dias 8/12 e 12/12. Ela será feita com base em um protocolo de avaliação elaborado especificamente para a rede pública do Distrito Federal por especialistas de renome internacional.
ASSEIM - Marta Avancini
Secretaria da Educação do Distrito Federal
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