quarta-feira, janeiro 27, 2010

Deficiente tem passarela para ir ao mar, em Santos

Deficientes físicos e idosos já podem chegar ao mar com mais facilidade: em Santos, na Baixada Santista, agora há uma passarela de madeira para ajudar no deslocamento de pessoas com restrição de movimentos do calçadão até a beira d"água.

A primeira das seis passarelas que deverão ser feitas nos próximos dois meses na cidade (cada uma próximo de um canal) fica ao lado do Canal 3, na Praia do Boqueirão, e tem 80 metros de extensão. Foi inaugurada na semana passada, dentro da programação de aniversário de Santos, que comemorou 464 anos ontem.

Com custo zero, a passarela foi feita com dormentes doados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Cortados ao meio, os dormentes da antiga ferrovia foram fixados na areia com estacas também de madeira e travados com cabos de aço revestidos de plástico entre a guia de pedra construída e a mureta do canal.

"Estudava uma maneira de fazer isso há três anos, desde que vi uma escada em São Francisco, nos Estados Unidos, que permitia que as pessoas refrescassem o pé na água", disse o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB).

Mas foi em Valência, na Espanha, que Papa "descobriu" as passarelas. "É uma ideia simples que, por ser de madeira, não cria problema ambiental e cumpre o objetivo de ajudar as pessoas a vencerem a areia fofa", disse o prefeito, completando que o projeto foi aprovado pelo governador José Serra (PSDB). A ideia implementada em Santos pode ser estendida a outras praias do litoral paulista.

Rejane Lima
Estadão

Nenhum comentário:

Postagens populares