sexta-feira, setembro 17, 2010

SP REDE DO SABER - Videoconferência "Confecção de mapas táteis - CAPE"



Escolas estaduais trabalham com mapas táteis pela inclusão dos alunos com deficiência visual. Saiba mais na VC de 20/09, às 15h.
ASSISTA A GRAVAÇÃO


Videoconferência "Confecção de mapas táteis - CAPE"

Data: 20/09/2010

das 15h às 17h
Na atualidade, as imagens e os mapas têm um papel relevante e estão presentes em todas as áreas, desde o mundo do trabalho e do lazer, passando pelo cotidiano das pessoas, até a educação formal e informal. Por essa razão, a cartografia escolar tem como objetivo preparar a criança e o jovem a utilizar essa linguagem tão importante nos dias de hoje.

As representações gráficas, que são apreendidas essencialmente pela visão, também podem ser percebidas pelo tato, desde que construídas com esse objetivo. O processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em classes regulares requer que as escolas estejam aptas a disponibilizar materiais cartográficos adaptados ao tato e professores preparados para lidar com essa realidade.

A cartografia tátil escolar traz imensas possibilidades de aplicação na educação e no cotidiano dos estudantes. Dessa forma, contribui para que a pessoa com deficiência visual, o estudante em particular, tenha as mesmas oportunidades daqueles que enxergam. O uso de materiais didáticos táteis pode ser estendido a todos os estudantes, favorecendo o processo da inclusão.

O objetivo desta videoconferência é sensibilizar os professores sobre a importância do uso de materiais didáticos táteis no apoio aos processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, principalmente quando há estudantes com deficiência visual.

Os videoconferencistas são: Tânia Regina Martins Resende, da equipe técnica de Deficiência Visual da CAPE; e Waldirene Ribeiro do Carmo, geógrafa da USP.

A videoconferência será exibida também por streaming aqui pelo site da Rede do Saber. A interação poderá ser feita pelo e-mail faleconosco@rededosaber.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postagens populares