Lista de verificação
baseada na Escala de Comportamento Escolar (Correia, 1983)
Conjunto de sinais que podem ser indicadores de Dificuldades de Aprendizagem
O indivíduo tem problemas em:
Organização
( ) Conhecer as horas, os dias da semana, os meses e o ano
( ) Gerir o tempo
( ) Completar tarefas
( ) Encontrar objetos pessoais
( ) Executar planos
( ) Tomar decisões
( ) Estabelecer prioridades
( ) Sequencialização
Coordenação motora
( ) Manipular objetos pequenos
( ) Desenvolver aptidões de independência pessoal
( ) Cortar
( ) Estar atento ao que o rodeia (muito dado a acidentes/tropeça com frequência)
( ) Desenhar
( ) Escrever
( ) Subir e correr
( ) Desportos
Linguagem falada ou escrita
( ) Aquisição da fala
( ) Articular
( ) Aprender vocabulário novo
( ) Encontrar as palavras certas
( ) Rimar palavras
( ) Diferenciar palavras simples
( ) Leitura e/ou escrita (comete erros frequentes tal como reversões (b/d), inversões (m/w), transposições (ato/ota) e substituições (carro/cama)
( ) Seguir instruções
( ) Compreender ordens
( ) Contar histórias
( ) Discriminar sons
( ) Responder a perguntas
( ) Compreender conceitos
( ) Compreensão da leitura
( ) Soletrar
( ) Escrever histórias e textos
Atenção e concentração
( ) Completar tarefas
( ) Agir depois de pensar
( ) Esperar
( ) Relaxar
( ) Manter-se atento (sonhar acordado)
( ) Distração
Memória
( ) Recordar instruções
( ) Recordar fatos
( ) Aprender conceitos matemáticos
( ) Reter matérias novas
( ) Aprender o alfabeto
( ) Transpor sequências numéricas
( ) Identificar sinais aritméticos (+ , – , x , : , =)
( ) Identificar letras
( ) Recordar nomes
( ) Recordar eventos
( ) Estudar para os testes
Comportamento social
( ) Iniciar e manter amizades
( ) Julgar situações sociais
( ) Impulsividade
( ) Tolerância à frustração
( ) Interações
( ) Aceitar mudanças nas rotinas diárias
( ) Interpretar sinais não verbais
( ) Trabalhar em cooperação
Nota: Esta lista de verificação pretende ser um guia para pais e profissionais. Não deverá ser utilizada isoladamente, mas poderá constituir uma via para que eles possam vir a considerar uma avaliação mais exaustiva. Todas as crianças exibem um ou mais destes comportamentos, de tempos a tempos, ao longo da sua infância pelo que se chama a atenção para o fato de que não se devem tirar ilações com base na aplicação desta lista por si só. Contudo, a exibição frequente de um grupo destes comportamentos pode ser considerada como um indicador para a procura de uma consulta, ou para a efetuação de observações ou avaliações posteriores.
FONTE:
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Luís de Miranda Correia
Ana Paula Martins

domingo, maio 21, 2006
Lista de verificação de dificuldades de aprendizagem
Sobre:
Dificuldades de aprendizagem
Posts Relacionados
- Percepção musical em crianças pode predizer dificuldades de aprendizagem
- MG - Parceria entre Magistra e site leva orientações sobre dislexia a educadores mineiros
- Prevenção de distúrbio ajuda na alfabetização matemática, diz britânica
- Crianças muito especiais
- Brasil terá fórum para defender que transtorno de aprendizagem não é doença
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Do site da NOVA ESCOLA: Se você tem alunos com deficiência, consulte a nova área de planos de aula com flexibilização e fique ligado...
-
CAPÍTULO IV DO DIREITO À EDUCAÇÃO Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusiv...
-
RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256 DE 09 DE JANEIRO DE 2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede...
-
A videoconferência apresenta subsídios para um atendimento educacional com qualidade, eliminando barreiras físicas e de comunicação. Os curs...
-
Confira o Gabarito do 7º Prolibras de 27/09/2015 23/05/2013 - Veja o Relatório Técnico do 6º Prolibras 08/04/2013 - Confira a Relaç...
Nenhum comentário:
Postar um comentário