quarta-feira, maio 18, 2022

ENEM - Disponibilizado edital em Libras do Enem 2022

Enem em Língua Brasileira de Sinais é direcionado à comunidade surda e deficiente auditiva que tem Libras como primeira língua. Aplicação será em 13 e 20/11

Está disponível, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube, a versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 — impresso e digital. A disponibilização do material faz parte do conjunto de iniciativas que compõem a Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. As inscrições para o Enem 2022 se encerram em 21 de maio. O exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro.

Enem em Libras 2022 | Edital da versão impressa

Enem em Libras 2022 | Retificação do edital da versão impressa

Enem em Libras 2022 | Edital da versão digital

Enem em Libras 2022 | Retificação do edital da versão digital

O Enem em Libras é direcionado à comunidade surda e deficiente auditiva que tem a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua. Além do edital, o Inep disponibiliza videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação na língua de sinais, de forma a tornar o exame mais acessível.

O participante com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve solicitar atendimento especializado no momento da inscrição, informar se utiliza aparelho auditivo ou implante coclear e indicar o auxílio de acessibilidade que precisa. O Inep disponibiliza os seguintes recursos de acessibilidade: prova em braile, tradutor intérprete de Libras, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), uso de leitor de tela (prova compatível com o software DosVox e NVDA), guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.

No dia da aplicação do Enem, o participante que solicitou o recurso de videoprova em Libras e teve o pedido aprovado terá o tempo adicional de até 120 minutos em cada dia do exame.

Videoprova – A aplicação da videoprova em Libras será em mídia eletrônica, com execução em computador disponibilizado pelo Inep. Em caso de falha técnica no dia da aplicação da videoprova em Libras, o participante fará a prova impressa e terá intérprete de Libras para avisos gerais, comunicação com a equipe de provas e para sanar dúvidas do participante.

Plataforma Enem em Libras – Em 2018, o Inep lançou o selo Enem em Libras, que identifica todo o conteúdo disponível em Língua Brasileira de Sinais. Também em 2018, foi lançada a Plataforma Enem em Libras, na qual a videoprova pode ser acessada em plataforma similar à adotada na aplicação. Nela o Inep disponibiliza os vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova, permitindo que surdos e deficientes auditivos estudem no mesmo formato acessível em que elas são aplicadas. Com a disponibilização no próprio portal do Inep, em uma interface parecida com a utilizada na videoprova, os participantes surdos podem se preparar melhor. A funcionalidade permite assistir aos vídeos das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira a Página do Participante

Consulte a página do Enem no site do Inep

fonte: Inep

Nenhum comentário:

Postagens populares