terça-feira, março 22, 2022

EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - MEC divulga Cartilha de Orientações de Volta às Aulas de Estudantes da Educação Bilíngue de Surdos

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Modalidades Especiais (Semesp), disponibilizou uma cartilha virtual com orientações e normas para as aulas presenciais em instituições de ensino com modalidade de educação bilíngue de surdos, tendo em vista a situação de contágio por Covid-19. O documento busca atender às demandas específicas dos estudantes surdos; surdocegos; com deficiência auditiva sinalizantes; surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.




A Cartilha é organizada em oito tópicos, os quais discutem questões como:
  • o tipo de máscaras para os estudantes;
  • a disposição das salas de aulas;
  • o treinamento e o aperfeiçoamento dos profissionais; e
  • a escolha do material didático e pedagógico.
As páginas também possuem um QR code, que redireciona o(a) usuário(a) para um vídeo com informações traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Acesse o vídeo.

Em relação aos aspectos administrativos dos sistemas de ensino e o funcionamento de escolas e locais de atendimento educacional especializado, a Semesp reforça a importância de seguir as orientações emitidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), além das normas próprias de cada sistema estadual, municipal e distrital.

fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postagens populares