domingo, maio 21, 2006

Lista de verificação de dificuldades de aprendizagem

Lista de verificação
baseada na Escala de Comportamento Escolar (Correia, 1983)

Conjunto de sinais que podem ser indicadores de Dificuldades de Aprendizagem

O indivíduo tem problemas em:


Organização

( ) Conhecer as horas, os dias da semana, os meses e o ano
( ) Gerir o tempo
( ) Completar tarefas
( ) Encontrar objetos pessoais
( ) Executar planos
( ) Tomar decisões
( ) Estabelecer prioridades
( ) Sequencialização

Coordenação motora

( ) Manipular objetos pequenos
( ) Desenvolver aptidões de independência pessoal
( ) Cortar
( ) Estar atento ao que o rodeia (muito dado a acidentes/tropeça com frequência)
( ) Desenhar
( ) Escrever
( ) Subir e correr
( ) Desportos

Linguagem falada ou escrita

( ) Aquisição da fala
( ) Articular
( ) Aprender vocabulário novo
( ) Encontrar as palavras certas
( ) Rimar palavras
( ) Diferenciar palavras simples
( ) Leitura e/ou escrita (comete erros frequentes tal como reversões (b/d), inversões (m/w), transposições (ato/ota) e substituições (carro/cama)
( ) Seguir instruções
( ) Compreender ordens
( ) Contar histórias
( ) Discriminar sons
( ) Responder a perguntas
( ) Compreender conceitos
( ) Compreensão da leitura
( ) Soletrar
( ) Escrever histórias e textos

Atenção e concentração

( ) Completar tarefas
( ) Agir depois de pensar
( ) Esperar
( ) Relaxar
( ) Manter-se atento (sonhar acordado)
( ) Distração

Memória

( ) Recordar instruções
( ) Recordar fatos
( ) Aprender conceitos matemáticos
( ) Reter matérias novas
( ) Aprender o alfabeto
( ) Transpor sequências numéricas
( ) Identificar sinais aritméticos (+ , – , x , : , =)
( ) Identificar letras
( ) Recordar nomes
( ) Recordar eventos
( ) Estudar para os testes

Comportamento social

( ) Iniciar e manter amizades
( ) Julgar situações sociais
( ) Impulsividade
( ) Tolerância à frustração
( ) Interações
( ) Aceitar mudanças nas rotinas diárias
( ) Interpretar sinais não verbais
( ) Trabalhar em cooperação


Nota: Esta lista de verificação pretende ser um guia para pais e profissionais. Não deverá ser utilizada isoladamente, mas poderá constituir uma via para que eles possam vir a considerar uma avaliação mais exaustiva. Todas as crianças exibem um ou mais destes comportamentos, de tempos a tempos, ao longo da sua infância pelo que se chama a atenção para o fato de que não se devem tirar ilações com base na aplicação desta lista por si só. Contudo, a exibição frequente de um grupo destes comportamentos pode ser considerada como um indicador para a procura de uma consulta, ou para a efetuação de observações ou avaliações posteriores.



FONTE:
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Luís de Miranda Correia
Ana Paula Martins

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