sexta-feira, junho 05, 2009

Japonesa cega ganha alta premiação de engenharia na IBM

A gigante dos computadores IBM nomeou Chieko Asakawa, primeira engenheira cega da companhia, como ganhadora da maior premiação técnica da empresa.

Asakawa, 50, foi indicada nesta semana como uma dos oito japoneses para vencer o prêmio IBM Fellow. A engenheira desenvolveu um trabalho cujo intuito é fazer com que o acesso à internet fosse mais fácil às pessoas com visão enfraquecida.

Trata-se da premiação mais prestigiosa para um engenheiro. O título foi dado a apenas 218 profissionais em mais de um século de história da companhia.

"Asakawa deu contribuições cruciais na área de acessibilidade tecnológica, que conduziram a IBM como líder mundial neste campo", disse a companhia, em comunicado.

"Ela ajudou a estabelecer a consciência, dentro e fora da empresa, do papel fundamental quanto à criação de tecnologias que mudassem a perspectiva de comunicação e interação para indivíduos incapacitados."

Asakawa desenvolveu um software de acessibilidade chamado "Homepage Reader", que lê palavras que aparecem na janela da internet em voz alta em 11 idiomas.

"Estou feliz com a nomeação", disse a engenheira, por meio de comunicado. "Continuarei trabalhando intensamente para produzir mecanismos de inclusão social."

Asakawa, que perdeu sua visão quando era adolescente, entrou na fabricante de computadores em 1985, e desde então trabalha em melhorias de acessibilidade, não apenas de deficientes, mas também de idosos e novatos.

da Folha Online

Com agência France Presse

Nenhum comentário:

Postagens populares