terça-feira, agosto 19, 2008

Experiências educativas de Portugal e Brasil são apresentadas no Saber 2008

A Escola da Ponte, de Portugal, será um dos casos em análise no congresso Saber 2008, que será realizado entre os dias 18 e 20 de setembro em São Paulo.

Da Redação

São Paulo - O congresso e a feira Saber 2008, que serão promovidos pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) entre os dias 18 e 20 de setembro, vão juntar experiências de Portugal e do Brasil no ensino inclusivo. José Pacheco, professor português da Escola da Ponte, localizada na Vila das Aves (região Norte), é um dos convidados internacionais do evento.

José Pacheco apresentará a 19 de setembro a palestra "Fazer a Ponte", que mostra a história de uma escola que, em 1976, se defrontava com um complexo conjunto de problemas, em que avultava a exclusão escolar e social dos alunos e uma violência generalizada.

Segundo Pacheco, a compreensão de que a comunidade escolar precisava mais de questionamentos do que de certezas "ajudou a concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de direitos humanos que visa a garantia de oportunidades educacionais e a realização pessoal para todos, além da promoção da autonomia e da solidariedade". Para isso foi indispensável alterar a organização da escola e questionar as práticas educativas dominantes.

A palestra do convidado português irá cruzar-se com as de outros intervenientes brasileiros. O programa "Escola Cidadã de Sorocaba", por exemplo, será tema de palestra de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba. O programa envolve a política educacional do município, formação continuada em diversos segmentos da área da educação e representantes da comunidade onde as unidades escolares estão inseridas e publicação de materiais educativos e de informação. Os eixos centrais do programa são o fortalecimento da gestão democrática e do protagonismo infanto-juvenil e a formação para a elaboração do projeto Eco-Político-Pedagógico pelas escolas.

"Sou especial e estou na escola, e agora?" é a palestra de Patricia Schmid, baseada em seu livro de mesmo nome. Pretende estabelecer um diálogo com os professores das escolas inclusivas acerca das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental, transtornos globais do desenvolvimento e outros transtornos mentais.

Na palestra discutirá temas como enfrentamento do estigma, manejo cotidiano dos alunos especiais, papel do professor como agente fundamental da inclusão social, escola como espaço de ampliação de laços sociais, parceria escola e tratamento em Saúde Mental e trabalho em equipe.

Os currículos de geografia serão outro dos destaques do Saber 2008. "Uma cidade educadora na educação geográfica" é a palestra de Sonia Castellar, que objetiva oferecer uma análise que relacione o conhecimento geográfico com a idéia de cidade educadora. Essa análise visa incorporar nos currículos de Geografia o tema "cidade e processo de urbanização" como ponto de partida para compreender como método de estudo aspectos como a estruturação das redes urbanas, a expansão da mancha urbana, as áreas com ocupação irregular e a formação da malha viária, entre outros fenômenos do cotidiano vivenciado pelos estudantes.

O Sieeesp representa aproximadamente 10 mil escolas, sendo 9.000 de ensino regular e as demais de cursos livres, com um total de 1 milhão e 800 mil alunos, o que representa 34% das escolas do Estado e 16% dos alunos do território paulista. Mais informações sobre o Saber 2008 podem ser encontradas no site do evento, em www.congressosaber.com.br.

Portugal Digital


Nenhum comentário:

Postagens populares