quarta-feira, outubro 08, 2008

Professores participam de curso sobre Tecnologia Assistiva

Curso auxiliará os educadores no trabalho com os alunos que apresentam algum tipo de deficiência
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APACITAÇÃO
Cerca de 30 profissionais da rede municipal de ensino participam até a próxima quinta-feira (09) do curso Tecnologia Assistiva com Ênfase na Comunicação Alternativa na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC em parceria com a Secretaria de Educação do Especial do Ministério da Educação – MEC.

As atividades estão sendo orientadas por Rita Bersch, Mara Sartoretto e Cristiane Jung, representantes da Fundação para Capacitação Profissional em Inclusão Social – FUNCAPIS com a realização de estudos sobre Educação Inclusiva, atendimento educacional especializado, conceito de Tecnologia Assistiva na Perspectiva da Inclusão, hardwares e softwares que promovam a utilização do computador por alunos com deficiência, entre outros.

O curso tem carga horária de 40 horas-aula e é destinado aos professores da rede municipal de ensino que atuarão, a partir de 2009, nas salas de recursos multifuncionais cedidas pelo MEC para a prestação de serviços de atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais.

"Estamos trabalhando os softwares educacionais como ferramentas de inclusão dos alunos portadores de deficiência, dando um apoio tecnológico em termos de estratégias que favoreçam o aluno com deficiência a atuar no processo educacional. O MEC está implantando salas multifuncionais nas escolas de todo o país para que as crianças com deficiência consigam conduzir uma comunicação através de material impresso ou pelo computador, explicou Rita Bersh, formadora do MEC.

A formadora explica ainda que a formação dos educadores é importante para que eles possam atuar nessas salas e tenham maior compreensão do processo comunicativo. "O nosso foco é a comunicação no contexto educacional, uma vez que o aluno deve interagir com o restante da turma para ter sucesso na aprendizagem. Esses recursos tecnológicos são ferramentas de comunicação que promovem a inclusão social dos alunos e trazem novas possibilidades de aprendizagem", comentou.

Para Adriana Ferreira, professora da Escola Municipal Mário Covas, o curso auxiliará os educadores no trabalho com os alunos que apresentam algum tipo de deficiência. "Este curso é maravilhoso, mostra variadas ferramentas para diversificarmos as aulas e torná-las mais atrativas. É um recurso a mais para levarmos para a nossa escola no sentido de incluir os alunos portadores de necessidades educacionais especiais", observou.

Fonte: JL/Ascom - Piauí

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