Da Redação
A partir de hoje (09-03) até novembro, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino da capital que trabalham com atendimento educacional especializado a alunos com deficiência participam do curso de formação “Pedagogia da sala Multifuncional”.
O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), dentro do projeto Inclusão em Evidência, que promove o ensino inclusivo, assegurando o acesso e a permanência dos alunos com deficiência na rede municipal de ensino.
Em quatro anos, Cuiabá ampliou em 428% atendimento especializado. No ano de 2004 havia 62 crianças matriculadas na modalidade Educação Inclusiva na capital. Em 2008, o Inep/MEC registrou 327 matrículas. Este ano, já são 500 crianças que recebem esse tipo de atendimento.
Esses alunos recebem atendimento educacional especializado nas escolas municipais, onde são mantidos os núcleos multifuncionais, que oportuniza ao estudante com deficiência frequentar as aulas no ensino regular num turno e, no horário oposto, desenvolver atividades específicas às suas necessidades. Hoje existem 16 salas multifuncionais na rede de ensino, em diversas regiões da capital.
O curso de formação “Pedagogia da sala Multifuncional” tem carga horária de 60 horas, com 44 presenciais e 16 semipresenciais.
Nos encontros, os professores e coordenadores discutirão temas como a estrutura das salas multifuncionais, desenvolvimento de estudo de caso, pois o plano de ensino é individualizado, a metodologia das salas de atendimento especializado, além de oficinas, onde os educadores farão planejamentos coletivos.
Segundo a coordenadora de formação da Diretoria de Políticas Educacionais (Dipe) da SME, Elenir Honório do Amaral, o grande diferencial desse curso é o momento em que todos os envolvidos na formação farão o planejamento, pois será um momento de troca de experiências e de um trabalho conjunto entre os educadores que trabalham com o atendimento especializado.
Ela também explica que, durante a formação, os educadores elaborarão um portfólio com a aplicação em sala de aula dos conhecimentos alavancados no curso.Jornal Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário