É na escola que a criança vai aprender a ler, escrever, brincar e se relacionar melhor. E é lá, também, que os problemas de linguagem são percebidos mais claramente. Os professores são, geralmente, os primeiros a notar que o aluno pode ter alguma dificuldade de aprendizagem, pois estão atentos para identificar uma criança que tenha risco de apresentar algum transtorno da leitura ou da escrita, e em seguida buscar a orientação necessária com um fonoaudiólogo, por exemplo.
As melhores escolas possuem um trabalho conjunto com um fonoaudiólogo, que as orienta, além de fazer o acompanhamento terapêutico das crianças que necessitam de reabilitação, potencializando o aprendizado do aluno.
De acordo com o Instituto Liebentritt, especializado na reabilitação fonoaudiológica das dificuldades de aprendizagem e dislexia, o suporte à equipe da escola é essencial para o aprendizado e rendimento escolar do aluno que tem dificuldade de escrita como a dislexia, por exemplo, além da orientação aos pais e da reabilitação da criança ou do adolescente com dificuldades em ler e escrever.
Para a fonoaudióloga e coordenadora do Instituto, Edilene Liebentritt, o trabalho do fonoaudiólogo com a escola é importante para facilitar o aprendizado do aluno. “Esse procedimento fornece um suporte ao professor e ao aluno, possibilitando que o aprendizado aconteça da melhor maneira possível, independente de qualquer dificuldade com a escrita.
Não podemos esquecer que o aluno disléxico tem inteligência normal e plena capacidade de aprendizado, necessitando apenas de estratégias que minimizem o impacto de suas dificuldades com a escrita nas atividades escolares enquanto o processo de reabilitação se desenvolve. (Belém/ PA – Instituto Liebentritt)
Diário do Pará
quarta-feira, março 18, 2009
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