quinta-feira, maio 07, 2009

Deficiente auditivo conta como passou no vestibular

Ler e escrever em português foi uma grande conquista para Fabio Casatter Pereira, 23 anos. O resultado desse aprendizado foi um passo ainda maior na vida do jovem deficiente auditivo: ele foi aprovado no último vestibular da Universidade Metodista de São Paulo, para o curso de Sistemas da Informação.

As aulas começam só em agosto, mas o jovem já vibra com a conquista do sonho de entrar em uma universidade. "Eu estou muito feliz, porque consegui ler a prova", diz. Fabio iniciou sua vida escolar aos três anos, na Escola Especial Anne Sullivan, em São Caetano do Sul, e aprendeu a ler por volta dos nove. Ao completar 18 anos, decidiu começar a trabalhar e acabou ficando três anos sem estudar.

De volta aos livros, no ano passado, dedicou-se às aulas de português do método Kumon e decidiu prestar vestibular. "Eu pensei que o estudo de português fosse mais difícil. O curso me deu esta oportunidade e aprendo com mais facilidade, pois as pessoas falam a língua portuguesa e eu uso a linguagem de sinais. A comunicação com as pessoas ficou mais fácil", conta o jovem, que não fez nenhum curso preparatório para o concurso além das aulas no Kumon.

Depois de ler e escrever em português, o próximo desafio de Fabio é aprender uma língua estrangeira: "Eu estou feliz porque estou entendendo como ler e escrever em português. Também quero aprender mais inglês. Como eu não tenho como ouvir, tenho idéia sem som de inglês".

Sabendo que ainda encontrará dificuldades durante o curso, Fabio acredita que tem força de vontade e capacidade para enfrentar cada desafio. Para quem vai encarar o próximo vestibular, ele tem apenas uma sugestão: "Nunca parar de estudar, todos os dias".

Nenhum comentário:

Postagens populares