GUIA DE APRESENTAÇÃO
Clique aqui e faça download do documento de reflexão.Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.
Item | Conteúdo |
1. Apresentação | · Como surgiu; qual a realidade ou desafio que foi enfrentado, por que se optou por realizar a experiência; apoios recebidos. |
2. Equipe de trabalho | · Número de pessoas envolvidas na experiência. · Descrição das suas funções dentro da escola. · Descrição da sua participação no desenvolvimento da experiência. |
3. População beneficiada | · Alunos beneficiados com a experiência, público-alvo da educação especial e demais. |
4. Objetivo geral da experiência | · Qual resultado a ser alcançado, em termos gerais, com o desenvolvimento da experiência? |
5. Descrição detalhada do desenvolvimento da experiência | · Fases ou etapas. · Embasamento teórico que orientou o trabalho. · Metodologia geral de trabalho. · Breve descrição das atividades realizadas, dos materiais e recursos elaborados e/ou utilizados. · Momentos significativos durante o processo. · Avanços identificados ao longo da experiência(alunos, gestão e comunidade) · Mudanças importantes durante o processo de trabalho. · Valores desenvolvidos na comunidade escolar. · Outras características do desenvolvimento da experiência. |
6. Resultados | · Identificação e avaliação dos principais resultados, exemplos específicos dos efeitos positivos da experiência e comentários gerais. |
7. Avaliação | · Identificação e avaliação dos principais desafios apresentados e das estratégias para superá-los, indicadores quantitativos e/ou qualitativos da experiência. |
8. Considerações Finais | · Conclusões gerais da experiência realizada. |
9. Referências Bibliográficas | · Citar fontes/ referências utilizadas. |
MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário