quarta-feira, setembro 21, 2011

II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

O Ministério da Educação - MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI, com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças por meio da Portaria nº 1.246, de 15 de setembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2011.

Em sua primeira edição, o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças, objetivou a identificação e valorização de experiências significativas para o processo de desenvolvimento inclusivo das escolas públicas brasileiras. Nesta oportunidade, foram inscritas 713 experiências, de mais de 420 municípios de todas as Unidades Federadas, das cinco regiões do país.

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças mantêm como objetivos promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores, estudantes.

No II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação, além de Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados em escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.

PERGUNTAS FREQUENTES


1) Quais são as principais mudanças da segunda edição em relação à primeira?

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças é constituído por 03 (três) categorias e 01 (uma) Menção Honrosa:

  • Categoria 1 - Escolas Públicas - Abrange experiências realizadas nas escolas Federais, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. Os Relatos de Experiências inscritos devem representar o processo de transformação instituído no Projeto Político Pedagógico da Escola.
  • Categoria 2 - Secretarias de Educação - Abrange experiências de gestão no âmbito Estadual, Municipal e do Distrito Federal. Os Relatos de Experiências inscritos devem representar práticas de gestão que contribuam para o desenvolvimento inclusivo dos Sistemas de Ensino.
  • Categoria 3 - Estudantes de Escolas Públicas - Abrange experiências de estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas, que devem inscrever um Texto Narrativo elaborado a partir do tema "A escola aprendendo com as diferenças".
Parágrafo único. A Menção Honrosa será concedida a 01 (um) Relato de Experiência de Educação Infantil referente às categorias 1 ou 2.

2) Qual o período das inscrições?


O período de inscrições inicia-se em 21 de setembro de 2011 e se encerra em 31 de dezembro de 2011.

3) Depois de enviada, posso alterar a experiência da minha escola?

Não. As Experiências, uma vez encaminhadas, não poderão ser alteradas.

4) Quais os critérios de avaliação das experiências?

De acordo com o artigo 15 do Regulamento, os critérios de avaliação das experiências serão os seguintes: 
Categorias 1 e 2 

a) Apresentar coerência entre os objetivos e os resultados alcançados;
b) Apresentar uma experiência coletiva e colaborativa;
c) Apresentar o Projeto Político Pedagógico - PPP da escola na perspectiva da educação inclusiva;
d) Abordar a promoção de acessibilidade na escola;
e) Abordar a participação da família e da comunidade;
f) Abordar a articulação intersetorial das políticas públicas e os demais serviços da comunidade;
g) Abordar estratégias pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado - AEE;
h) Abordar estratégias pedagógicas da sala de aula comum;
i) Abordar estratégias de gestão escolar. 
Categoria 3
a) Apresentar Texto Narrativo;
b) Abordar, na criação do enredo, o tema "A escola aprendendo com as diferenças";
c) Apresentar coerência e coesão.
 
Parágrafo único. Para a concessão da Menção Honrosa serão considerados os critérios estabelecidos para a seleção dos Relatos de Experiências referentes às categorias 1 e 2.

5) Como vou saber se a minha experiência foi selecionada para a fase final?


A Comissão Organizadora informará até 30 de abril de 2012, pela imprensa, pelo sítio http://peei.mec.gov.br e pelos sítios do Ministério da Educação - MEC http://www.mec.gov.br e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI http://www.oei.org.br os 12 (doze) Relatos de Experiências e/ou Textos Narrativos que serão premiados.

6) Quantas experiências posso inscrever?

Cada escola, Secretaria de Educação ou estudante poderá inscrever um Relato de Experiência ou um Texto Narrativo em uma das categorias especificadas.

7) Quem faz o prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - A Escola Aprendendo com as Diferenças?

A coordenação e execução do II Prêmio EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS - A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS estão a cargo do Ministério da Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI e a Fundação MAPFRE. A execução e o patrocínio contam com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED e da União Nacional dos Dirigentes Municipais - UNDIME. 

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