2º SEMESTRE DE 2010
Entendendo a Deficiência Física
Entendendo a Deficiência Física
O Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) quer capacitar professores para o atendimento adequado aos alunos que apresentam necessidades especiais de natureza física e rever conceitos e concepções que embasam a aquisição de conhecimento do aluno com deficiência física.
Para isso, desenvolveu o curso “Entendendo a Deficiência Física”, dividido em cinco módulos com quatro videoconferências. O projeto levou em consideração que o processo ensino-aprendizagem deve estar pautado nas individualidades, possibilidades e igualdade de direito de cada aluno. Os alunos com necessidades especiais devem ser incluídos no modelo democrático de inclusão escolar e social, tendo respeitado os seus limites e garantido o seu direito de aprendizagem no contexto regular de ensino.
As videoconferências estão disponíveis abaixo para consulta:
- Recursos de acesso ao currículo (Módulo 5)
Apresentação: Walkíria de Assis, pedagoga especializada na área da Deficiência Física e mestre em Educação Especial.
Sinopse: A videoconferência apresenta os recursos de acesso ao currículo que auxiliam o processo de inclusão das crianças com deficiência física. A videoconferencista ressalta a necessidade de vencer as barreiras de acessibilidade, além do papel fundamental do professor no apoio ao aluno. A videoconferência mostra algumas técnicas e recursos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula.
Para assistir o vídeo, clique aqui.
- Adequação postural: colaborando com o aprendizado (Módulo 4)
Apresentação: Luciana Held, integrante da equipe do Serviço de Educação Especial, do CAPE, e terapeuta ocupacional.
Sinopse: A videoconferencista orienta o professor a atuar apropriadamente em relação à adequação postural do aluno com deficiência física. Durante a videoconferência, são apresentados argumentos que comprovam que o efeito da adequação postural contribui na melhoria do aprendizado do aluno.
Para assistir o vídeo, clique aqui.
- Paralisia Cerebral e Comunicação Alternativa (Módulo 3)
Apresentação: Altiere Araújo Carvalho, fonoaudiólogo, mestre em Neuroimunologia e P.h.D. em Psicologia, Neurociências e Comportamento.
Sinopse: O videoconferencista fala sobre alunos com paralisia cerebral e apresenta para o professor diversas alternativas de comunicação com o aluno.
Para assistir o vídeo, clique aqui.
- Tecnologia assistiva na escola (Módulo 2)
Apresentação: Renata Cristina Bertolozzi Varela, terapeuta ocupacional e mestre em Terapia Ocupacional.
Sinopse: A videoconferencista ressalta dispositivos, equipamentos e adaptações utilizados para auxiliar pessoas com deficiência física a realizar com certa autonomia atividades significativas em seu cotidiano.
Para assistir o vídeo, clique aqui.
- Deficiência física - Definição, Etiologia, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Doenças Neuromusculares, Lesão Encefálica Infantil Adquirida e Malformação Congênita (Módulo 1)
Apresentação: Altiere Araújo Carvalho, fonoaudiólogo, mestre em Neuroimunologia e P.h.D. em Psicologia, Neurociências e Comportamento.
Sinopse: O videoconferencista apresenta as patologias ligadas às deficiências físicas e as influências dessas doenças na vida escolar.
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Para isso, desenvolveu o curso “Entendendo a Deficiência Física”, dividido em cinco módulos com quatro videoconferências. O projeto levou em consideração que o processo ensino-aprendizagem deve estar pautado nas individualidades, possibilidades e igualdade de direito de cada aluno. Os alunos com necessidades especiais devem ser incluídos no modelo democrático de inclusão escolar e social, tendo respeitado os seus limites e garantido o seu direito de aprendizagem no contexto regular de ensino.
As videoconferências estão disponíveis abaixo para consulta:
- Recursos de acesso ao currículo (Módulo 5)
Apresentação: Walkíria de Assis, pedagoga especializada na área da Deficiência Física e mestre em Educação Especial.
Sinopse: A videoconferência apresenta os recursos de acesso ao currículo que auxiliam o processo de inclusão das crianças com deficiência física. A videoconferencista ressalta a necessidade de vencer as barreiras de acessibilidade, além do papel fundamental do professor no apoio ao aluno. A videoconferência mostra algumas técnicas e recursos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula.
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- Adequação postural: colaborando com o aprendizado (Módulo 4)
Apresentação: Luciana Held, integrante da equipe do Serviço de Educação Especial, do CAPE, e terapeuta ocupacional.
Sinopse: A videoconferencista orienta o professor a atuar apropriadamente em relação à adequação postural do aluno com deficiência física. Durante a videoconferência, são apresentados argumentos que comprovam que o efeito da adequação postural contribui na melhoria do aprendizado do aluno.
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- Paralisia Cerebral e Comunicação Alternativa (Módulo 3)
Apresentação: Altiere Araújo Carvalho, fonoaudiólogo, mestre em Neuroimunologia e P.h.D. em Psicologia, Neurociências e Comportamento.
Sinopse: O videoconferencista fala sobre alunos com paralisia cerebral e apresenta para o professor diversas alternativas de comunicação com o aluno.
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- Tecnologia assistiva na escola (Módulo 2)
Apresentação: Renata Cristina Bertolozzi Varela, terapeuta ocupacional e mestre em Terapia Ocupacional.
Sinopse: A videoconferencista ressalta dispositivos, equipamentos e adaptações utilizados para auxiliar pessoas com deficiência física a realizar com certa autonomia atividades significativas em seu cotidiano.
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- Deficiência física - Definição, Etiologia, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Doenças Neuromusculares, Lesão Encefálica Infantil Adquirida e Malformação Congênita (Módulo 1)
Apresentação: Altiere Araújo Carvalho, fonoaudiólogo, mestre em Neuroimunologia e P.h.D. em Psicologia, Neurociências e Comportamento.
Sinopse: O videoconferencista apresenta as patologias ligadas às deficiências físicas e as influências dessas doenças na vida escolar.
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