Documento para solicitação deve ser anexado na Página do Participante, no momento da inscrição. Resultado das solicitações será divulgado no dia 23 de julho.
Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que precisam de atendimento especializado podem solicitá-lo no momento da inscrição, no período de 30 de junho a 14 de julho, pela Página do Participante. Ao solicitar o atendimento, o participante deve informar as condições que motivam o pedido e anexar documentação comprobatória. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado das solicitações no dia 23 de julho.
Confira o edital do Enem 2021 impresso
Confira o edital do Enem 2021 digital
Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras
Acesse a Página do Participante
Como a solicitação do atendimento é feita no momento da inscrição, o participante, ao acessar o sistema, deve informar CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. Após esse processo, será aberta a aba “Atendimentos”. Nesse momento, a pessoa que precisa de atendimento especializado deve selecionar a opção “Preciso” e clicar no botão “Próximo”.
Na tela seguinte, haverá uma lista de condições que motivam a solicitação. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. Após indicar uma dessas condições, o sistema abrirá a aba com a lista de recursos de acessibilidade que o participante precisa, conforme a condição selecionada na tela anterior.
A novidade do Enem 2021 é que a versão digital do exame também terá atendimentos especializados e recursos de acessibilidade. Os interessados em fazer o exame poderão solicitar os seguintes auxílios de acessibilidade: tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.
Além desses recursos, os interessados em fazer o Enem 2021 impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem transtorno do espectro autista, se tiverem a solicitação confirmada pelo Inep, poderão utilizar canetas com tinta colorida para marcações no Caderno de Questões. No Cartão-Resposta, é obrigatório o uso de caneta transparente de tinta preta.
Documentação – Após solicitar atendimento especializado e indicar o recurso de acessibilidade, o próximo passo é anexar a documentação que comprova a necessidade do atendimento. Esse documento deve informar nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
No documento comprobatório, quando houver solicitação de tempo adicional, deve vir, de forma expressa, a necessidade do tempo a mais para a realização do exame motivada por médicos ou especialista, conforme condição, característica ou diagnóstico. No caso da participante lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada no sistema, em caso de solicitação desse atendimento.
Os solicitantes de tempo adicional que tiverem a documentação aprovada terão mais 60 minutos em cada dia do exame. No caso do participante que solicitar o recurso de videoprova em Libras, o tempo adicional será de até 120 minutos.
É importante lembrar que a documentação referente ao atendimento especializado deve ser anexada, no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB, no período da inscrição do Enem 2021.
Recurso – Em caso de solicitações indeferidas, o participante pode entrar com recurso no período de 26 a 30 de julho. O resultado final dos pedidos será divulgado em 4 de agosto.
Aplicação – Em 2021, as duas versões do Enem (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.
fonte: INEP

domingo, julho 04, 2021
ENEM - Saiba como solicitar atendimento especializado no Enem
Sobre:
Acessibilidade,
Atendimento e Apoio,
Deficiência Intelectual,
Deficiência Visual,
Enem,
Libras,
Surdocegueira,
TDAH,
tea,
Videoprova
Posts Relacionados
- Álbum de Copa adaptado inclui deficientes visuais na nova mania nacional
- Aventuras de super-herói cego ganham história em quadrinhos
- UFJF abre edital de ingresso exclusivo para pessoas surdas
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - MEC divulga Cartilha de Orientações de Volta às Aulas de Estudantes da Educação Bilíngue de Surdos
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - MEC promoverá curso de aperfeiçoamento em surdocegueira e múltipla deficiência sensorial
- LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO - Escolas precisam realizar atualização cadastral para receberem materiais acessíveis
- SP Lei nº 17.465 de 03/12/2021 - Criação do programa de diagnóstico e apoio a alunos com dislexia e TDAH
- Lei nº 14.254, de 30/11/2021 - Acompanhamento para educandos com dislexia ou TDAH ou outro transtorno de aprendizagem
- Videogame pode se tornar aliado no tratamento do TDAH
- EUA aprovam aparelho que mede ondas cerebrais para diagnóstico do déficit de atenção
- SP Resolução Seduc 16/2022 - Atendimento educacional aos alunos, público-alvo da Educação Especial, na rede estadual de ensino
- UFT - Projeto TEA-TDIC e Instituto de Desenvolvimento Regional da UFT lançam cartilha sobre o autismo
- ENEM - Edital do Enem 2021 está disponível em Libras
- SP - Decreto nº 67.635/2023 - Educação Especial na rede estadual de ensino
- ENEM - Versões de edital em Libras e para deficientes visuais disponíveis
- ENEM - Disponibilizado edital em Libras do Enem 2022
- ENEM - Vídeos das questões em Libras estão disponíveis
- ENEM - Saiba como solicitar atendimento especializado no Enem
- SP lança plano que amplia serviços de atendimento ao autismo no estado
- ENEM - Divulgado resultado dos pedidos de atendimento no Enem 2022
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Do site da NOVA ESCOLA: Se você tem alunos com deficiência, consulte a nova área de planos de aula com flexibilização e fique ligado...
-
CAPÍTULO IV DO DIREITO À EDUCAÇÃO Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusiv...
-
RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256 DE 09 DE JANEIRO DE 2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede...
-
A videoconferência apresenta subsídios para um atendimento educacional com qualidade, eliminando barreiras físicas e de comunicação. Os curs...
-
Confira o Gabarito do 7º Prolibras de 27/09/2015 23/05/2013 - Veja o Relatório Técnico do 6º Prolibras 08/04/2013 - Confira a Relaç...
Nenhum comentário:
Postar um comentário