segunda-feira, março 30, 2009

Pedagogia hospitalar: a intervenção pedagógica no contexto hospitalar

Gesiane Líbero da Silva

Sabemos que o curso de pedagogia é um dos mais antigos que existe, e que seu direcionamento sempre foi voltado ao atendimento e intervenção educacional.


Dessa forma, a figura do pedagogo sempre esta vinculada ao ambiente escolar convencional, com suas salas de aula, alunos e professores.


Além dessa função de orientação e coordenação pedagógica, o pedagogo, hoje em dia também e preparado para o atendimento e a intervenção educacional que ocorre em sala de aula, abrangendo o ensino fundamental primeira etapa.


No entanto, esse caminho esta sendo ampliado.


Hoje podemos encontrar profissionais da área de pedagogia em diversos campos de atuação, como em empresas, recursos humanos e atualmente, no hospital.


Surge ai, um novo ramo da Pedagogia: “A Pedagogia Hospitalar”, que com seu atendimento e intervenção pedagógica, atuam no ambiente hospitalar.


Ambiente este que, até pouco tempo atrás, era visto como local onde a criança hospitalizada deveria permanecer inerte ao mundo que a rodeia, devido a sua enfermidade.


Com o crescimento dessa área, nota-se a importância do profissional da educação no contexto hospitalar, visto que a criança ao ser hospitalizada já se sente podada de seu meio, social e escolar, e o atendimento educacional e lúdico dentro do hospital auxilia sua recuperação.


Esse atendimento ocorre de maneira direcionada, mas consciente, respeitando o tempo e a gravidade da enfermidade da criança.


Ele não se equipara ao atendimento feito nas escolas, onde o professor/pedagogo ministra aula para um grupo grande de crianças.


No hospital, o atendimento educacional é individualizado no que se refere a intervenção escolar, com conteúdos e atividades amplas e interdisciplinares.


Além deste atendimento educacional, existe também o espaço da Brinquedoteca, onde a criança enferma pode extravasar seus conflitos e aprender a lidar com o stress da internação.


Esse atendimento, esta vinculado com o projeto de Extensão da UEM - Campus de Umuarama, que conta com o apoio da Direção e Coordenação do Campus, pelos professores Dr. Osvaldo Joaquim dos Santos e Marcelo Marques, e que através de sua coordenadora pedagógica do projeto, Gesiane Líbero da Silva, oferece capacitação e estágios práticos para os integrantes do projeto, visando preparação de profissionais para atuação nesta área.


Em Umuarama, esses estágios acontecem há um ano e meio no Hospital e Maternidade NOROSPAR, que conta com a parceria e apoio da Administração (André Buratti ), Assistência Social (Jane Eyre Garcia Rolo) e Psicologia ( Patrícia Fabí de Oliveira Santos), que juntos proporcionam uma qualidade de atendimento ao setor de Pediatria.


É mister esclarecer, que existe um fundamento legal para tal prática, que esta normatizada nas leis n.º 11.104/95 e L.D.B -Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Resolução 02, 11/09/2001- publicada no DOU-117, seção 1E de 14/09/2001, p. 39-40).


Dessa forma, podemos dizer que além de um atendimento voltado para a melhoria de qualidade de vida da criança hospitalizada, a PEDAGOGIA HOSPITALAR é uma forma de garantir que o atendimento escolar seja efetivado, evitando evasão escolar e altos índices de repetência, além de proporcionar momentos prazerosos para a criança hospitalizada, quebrando tabus e preconceitos que até então existiam, além de dar enfoque e garantir a questão da humanização tão necessária no ambiente hospitalar.

Gesiane Líbero da Silva, é pedagoga, psicopedagoga, especialista em Pedagogia Hospitalar e Coordenadora do curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar da UEM – Umuarama
gesi.lilika@yahoo.com.br



Jornal Umuarama Ilustrado

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