A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) está documentando a política pedagógica para a Educação Especial na rede de ensino da capital, pautada nas diretrizes nacionais voltadas para essa modalidade de ensino.
Na prática, essa proposta já está implementada nas unidades de ensino com a inclusão dos alunos com deficiência no em salas de aula do ensino regular e que também freqüentam uma sala multifuncional em período inverso, onde possuem atendimento especializado.
Na sala multifuncional os estudantes trabalham com diversos recursos que melhoram o desempenho no processo de ensino/aprendizagem. Aqueles que possuem deficiência auditiva, por exemplo, realizam atividades em Língua Brasileira de Sinais (Libras) associados à Língua Portuguesa.
De acordo com a Professora Drª Adriana Leite Limaverde Gomes, consultora da Universidade 7 de Setembro, no Ceará, que está auxiliando a equipe de Educação Especial da SME na elaboração da proposta pedagógica, o documento é um norteador do trabalho dos educadores que trabalham com crianças inclusas. “Ele contém concepções de ensino, além de alternativas e possibilidades de aprendizagem para esses alunos”, disse.
A líder da equipe de Educação Especial da SME, Zenaide Trindade Alves, avalia que a Educação Inclusiva reside no conceito de que a escola é feita para todos. “Nessa concepção, o aluno com deficiência deixa de ficar segregado dos demais e passa a participar de forma integrada nas atividades de aprendizagem. Para a criança, é uma oportunidade de exercer a cidadania e aprender com os colegas”.
Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino de Cuiabá ampliou o atendimento aos alunos com deficiência em mais 800%, passando de 62 alunos matriculados em 2004 para 504 atendidos em 2009.
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sábado, maio 30, 2009
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